quinta-feira, 16 de abril de 2009

Apaixonados pela Leitura


Como conseguir que alguém experimente algo que sabemos que será importante para essa pessoa, se não achamos importante para nós mesmos, se não damos o ‘exemplo’?
Assim é com a leitura.
Como podemos querer que nossos filhos leiam se não lemos, passamos a maior parte de nosso tempo livre em frente à TV assistindo novela e programas sensacionalistas e queremos que nossos filhos fiquem lendo silenciosamente em seus quartos.
Se, enquanto professores, não lemos, como fazer com que nossos alunos leiam? Reclamamos que nossos alunos não lêem, mas também nós não o fazemos... E não adianta ler por obrigação! “Lerei Madame de Bovary para poder dizer que o fiz, mesmo não gostando do livro ou não entendendo seu enredo”! Esse tipo de conduta, consciente ou inconsciente, não faz de ninguém um bom leitor. É preciso gostar do que se está lendo buscando compreender, sentindo prazer ao ler...
Quando mostramos entusiasmo a nossos alunos enquanto lemos, incentivamo-los a fazer o mesmo, a ler entusiasticamente, independente do gênero a princípio. E depois, com algum tempo de leitura, eles mesmos buscarão por outros gêneros, outros tipos de leituras, outras histórias como outros significados, tornando-se, enfim, apaixonados pela leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário