quinta-feira, 16 de abril de 2009

Leitura e prazer

Chegou a hora, as luzes estão cada vez mais fracas e a tela fica iluminada, o filme começará em poucos minutos e nós começamos a nos preparar para ir para outro mundo, conhecer uma outra história, ‘ser’ outra pessoa...
A arte do cinema, os filmes atraem e diverte grande parte da população, entretanto, o mesmo não se pode dizer dos livros, alguns deles foram os que deram origem aos filmes que exerceram um grande fascínio a população. Não que os livros não possam ser atraentes e divertidos como os filmes, eles o são e, muitas vezes, são melhores que os próprios filmes. Então por que não são atrativos a esta boa parte da população, principalmente de jovens e adolescentes?
Talvez porque o hábito da leitura não seja estimulado apropriadamente e, assim, não faça parte de seu cotidiano... Ou talvez a leitura que seja estimulada não seja aquela que é estimulante a este público em especial o que faz com que a leitura assuma o papel de obrigação e não lazer.
É preciso resgatar o prazer da leitura para que esta volte a ocupar seu papel no cotidiano da população brasileira. Depois que a pessoa encontra, ou reencontra, o prazer na leitura o próximo passo seria mostrar os clássicos brasileiros, a literatura universal, suas relações com os momentos históricos, etc.
Através dos filmes podemos atrair para a leitura, aquela descontraída e prazerosa, que atrai e provoca discussões acaloradas, que nos faz refletir sem que seja obrigatório encontrar as respostas e sim extremamente ‘saboroso’.
É tenham certeza, depois que se vislumbra a possibilidade de uma leitura ser tão, ou até mais, prazeroso quanto assistir a um filme, a literatura por si só fará com que se torne cada vez melhor, cada vez mais fácil o ato de ler...
Façamos o seguinte então, vejamos filmes, procuremos os livros dos líderes de bilheteria, discutamos, comparemos, mostremos nossa empolgação ao fazê-lo e, assim, contagiaremos aqueles que ainda não sabem como a leitura pode ser um ótimo passatempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário